Deploy na Sexta #006: Como organizei meus estudos na programação
Focando na constância e evoluindo passo a passo
Descobri a carreira na programação com 17 anos, e como todo brasileiro eu tinha uma jornada de trabalho bem puxada. Eram horas no transporte público, seguidas por mais horas em um emprego que nada tinha a ver com tecnologia. Chegava ao final do dia completamente esgotada. Os estudos de programação? Ficavam para os finais de semana, quando me restava um pouco de energia.
O grande problema dessa estratégia de estudos era de que todo final de semana eu me via obrigada a reaprender praticamente tudo o que havia estudado na semana anterior, pois boa parte da informação simplesmente tinha desaparecido da minha memória. Naturalmente, isso me levava a questionar minha própria capacidade de aprendizado e compreensão da programação.
Após quase um ano nesse ciclo frustrante, sem sentir o progresso, decidi participar de um dos desafios gratuitos da Microsoft Learn, que tinha um prazo específico para conclusão. Isso me obrigou a praticar um pouco todos os dias para cumprir o prazo da entrega. Minha mente explodiu, eu pude perceber um crescimento constante no meu processo de aprendizado.
Essa experiência não foi única ou pessoal. Ela ecoa um conceito bem estabelecido na psicologia da aprendizagem: a curva do esquecimento. Pô, podiam ter avisado antes.
Nesse conceito, um cientista descreve que, ao aprender algo totalmente novo, uma boa parte desse conhecimento se perde rapidamente se não houver revisão — que não é pouca como a gente viu no gráfico. Pelo menos, a parcela que conseguimos reter tende a ficar conosco por um período mais longo.
Quando substituí maratonas de 10 horas de estudo aos domingos por sessões diárias de 30 minutos, revisando e praticando constantemente, percebi uma grande mudança. A revisão regular e a prática constante se mostraram estratégias muito melhores para retenção do meu aprendizado.
Como passei a organizar os estudos na tecnologia?
A estratégia que mais funciona para mim até hoje é acordar cedo. Naquela época descobri que aprendo melhor pela manhã, pois estou com a cabeça fresquinha. Hoje mantenho essa rotina porque trabalho com programação e tenho uma rotina bem exaustiva mentalmente.
Além disso, eu sempre levava materiais de estudo no transporte: livros de programação, podcasts sobre o tema para ouvir no caminho e, acredite, eu codei muito com papel e caneta, já que só consegui meu notebook anos depois e não tinha acesso a um computador no trabalho.
Uma última dica para manter a consistência numa rotina apertada é ter um mapa de estudos. Isso evita que tu perca tempo se perguntando o que estudar a seguir. Ferramentas como roadmap.sh ou techguide.sh, são gratuitas, abertas para contribuição e bem atualizadas, podem ser ótimas aliadas nesse processo, ajudando a economizar energia e focar no que realmente importa.
Compartilhei um pouquinho da minha experiência, mas também quero saber mais sobre a tua! Tu tens alguma dica de estudo para compartilhar? Deixa aqui nos comentários, pode ajudar uma pessoa iniciante na programação.
🧠 Exercício da Semana
Se tu sentes que teus estudos não estão progredindo como gostaria, talvez seja o momento de revisitar e ajustar suas estratégias de aprendizado. Esta semana te proponho testar a metodologia do espaçamento das revisões. Como eu faria?
Primeiro dia: estude o novo material.
Segundo dia: faça uma breve revisão do material do dia 1.
Dia 3, 4, 5: Revise o material, mas desta vez, tente aplicar o conhecimento em exemplos práticos ou problemas de programação. Minha dica é usar o beecrowd que é uma ferramenta web gratuita e tu podes programar sem instalar nada.
Sétimo dia: realize uma revisão mais aprofundada e tenta ensinar o conceito a alguém ou escrever sobre ele. Ensinar me ajuda muito na fixação!
Lembre-se sempre de manter a flexibilidade. Caso haja a necessidade de interromper por um dia, não há problema — é importante retomar no dia seguinte sem se cobrar excessivamente. Te preserva! Priorize o descanso quando sentir necessário. Sinceramente, quando eu to cansada, nada entra na minha cabeça.
💡 Indicações da semana
Série Documental Futuro: Minha cabeça está explodindo em criatividade e motivação em estudar tecnologia com esse documentário. Esta série viaja na maionese e analisa novas tendências tecnológicas e suas possibilidades revolucionárias.
Desnort: Sabe aqueles trocadilhos da programação que colocávamos nas camisetas da graduação tipo; “eu faço programa”. Uma galera firmeza fez um remake e colocou em camisetas estilosas e divertidas. Com meu cupom SPACECODING tu tem 10% de desconto.
Minha lista de indicações na Amazon: Todos os itens do meu setup e indicações de livros para ficar de olho nos presentes de final de ano.
Aprenda programação no celular: No SoloLearn tu dá os primeiros passos na programação pelo celular, gratuitamente em uma plataforma gamificada.
🗓️ Eventos no radar
DevFest Brasil 2023: Um conjunto de eventos organizados anualmente pelo Google Developers Group, para a troca de conhecimentos e fomento tecnológico de diferentes regiões brasileiras.
Já que tu leu até aqui, apoia um centavo de engajamento? 🫰Pode ser um like humilde, um comentário de feedback ou até mesmo compartilhando. Teu apoio é valioso na jornada de criação de conteúdos!
Nos encontramos no próximo deploy, sexta às 6:00.
Ameeeeei. A dica do SoloLearn é ótima, peguei lá do canal do WhatsApp e ele é maravilhoso. Parece um Duolingo para aprender programação. Tô testando com o curso de Python, pois com o trabalho, faculdade e estudos ABAP eu tenho pouco tempo e com o app to podendo praticar inclusive na academia.
Gostei bastante das dicas, realmente não é nada facil ter a organização e seguir uma rotina de estudos. O mais dificil pra mim foi conseguir quebrar o meu ciclo de desanimar e se cobrar demais após falhar algum dia na rotina, que acabava me fazendo desistir do que estava estudando.
Depois de acontecer algumas vezes isso comigo, já faz alguns meses que estou de volta aos estudos de programação e entendendo que as vezes vai acontecer de falhar, o importante é no próximo dia continuar o processo. Atualmente tenho dedicado 1 hora por dia para estudar e praticar.
Muito obrigado pelas dicas, por compartilhar seus conhecimentos e experiências, estou acompanhando a newsletter desde que começou a sair e desde o inicio tô curtindo demais.