Terminei mais um projeto para o meu portifólio, uma cópia do tumblr que era muito popular na época, sem back-end somente front-end. Fui empolgadíssima mostrar para um professor da universidade porque eu agora era programadora.
_ Parabéns Gi! Tu consegue me explicar o fonte?
*silencio*
Ali percebi que eu estava presa no copiar tutoriais sem entender o que eu estava escrevendo. Se eu precisasse trocar qualquer estrutura de lugar, personalizar o meu projeto ou até mesmo construir algo sozinha, eu não conseguiria.
Praticar com tutoriais não é um problema ✌️
No início, seguir tutoriais e copiar código é muito útil para se familiarizar com a sintaxe das linguagens e padrões básicos. Mas precisamos ter claro que essa abordagem tem limitações. Sem entender o que cada linha do código faz, fica super complexo modificar ou expandir o projeto e limitamos nosso crescimento como programadores. Tutoriais são uma fase, para avançar precisamos desenvolver nosso senso crítico.
Mas o que é senso crítico na programação? Para mim é a habilidade de analisar tanto o próprio código quanto o de outras pessoas, para avaliar sua eficiência, legibilidade, e manutenibilidade. Em outras palavras, é questionar por que o código foi escrito de uma determinada maneira e se existem maneiras melhores de alcançar o mesmo resultado. Ao nos restringirmos apenas a replicar tutoriais, perdemos a oportunidade de desenvolver essa habilidade crítica.
Indo além dos tutoriais
Depois desse baque, continuei a explorar tutoriais, mas desta vez com um toque pessoal. Em vez de simplesmente replicar um tumblr, me aventurei na criação da minha própria rede social de postagens. Esta não era apenas uma alteração de nomes e cores, mas uma reimaginação completa do design e disposição dos elementos.
Quando algo dava errado, em vez de recomeçar a cópia do tutorial, eu me dedicava a desvendar cada aspecto do problema, explorando fóruns, documentação, e testando soluções alternativas. Esse processo não era apenas sobre resolver erros, mas sobre entender um pouco mais sobre cada linha de código.
Esse processo repetitivo de escrever a mesma sintaxe, reutilizar elementos comuns e enfrentar erros familiares foi fundamental para desenvolver minha confiança e a base necessárias para dar um passo ousado: começar a desenvolver meus próprios projetos do zero.
Foi nessa transição para a criação independente que programar foi ficando legal. Cada novo projeto era uma tela em branco, uma oportunidade para aplicar tudo o que aprendi, desafiar a mim mesma com problemas mais complexos e colocar no mundo as ideias que eu tinha certeza que eram geniais e iriam me deixar rica. Quem nunca? 👀
Para mim tutoriais foram um ótimos para familiaridade com a programação! Me conta aqui nos comentários, como foi ou está sendo a sua jornada de aprendizado em programação? Tu te sente limitado aos tutoriais ou já está explorando a criação de projetos de maneira independente? Tua história pode ser uma fonte valiosa de aprendizado e inspiração pra quem está começando. 💙
🧠 Exercício da Semana
Desenvolver um senso crítico é fundamental no aprendizado de programação, pois permite que tu não apenas sigas instruções, vá além, compreenda, avalie e melhore seu próprio código e o dos outros. No exercício da semana, separei dicas para ti aplicar no teu processo de aprendizado:
Entenda os fundamentos: tô sempre repetindo essa né? Não se limite a aprender a sintaxe; busque compreender estruturas de dados, algoritmos, o que são variáveis, loops, condicionais e funções.
Estude exemplos simples de código: o código funcionou? Tente entender cada linha e o que ela faz. Isso ajudará a construir sua habilidade de leitura de código.
Alimente a curiosidade: se encontrar um termo, um recurso, ou conceito que não conhece, pesquise sobre ele. Isso aos pouquinhos vai aumentando a tua compreensão do que está acontecendo.
Acompanhe tutoriais: continue seguindo tutoriais, mas tente alterá-los ou expandi-los de maneiras diferentes. Isso ajuda a entender o que cada parte do código faz.
Lembre-se, programação é uma habilidade que se desenvolve com o tempo e a prática. Não se desanime com os desafios; cada problema que tu enfrenta e resolve é um passo à frente no seu aprendizado. Forças! 🖖
💡 Indicações da semana
Carol e o Fim do Mundo: Estou assistindo uma animação na Netflix em um cenário pré-apocalíptico e ao contrário do que se poderia esperar, o fim anunciado da humanidade não leva a sociedade ao desespero, mas a uma libertação dos padrões sociais e morais, exceto da protagonista Carol. 👀
Imersão Gratuita de FrontEnd: Serão com 5 aulas abertas abordando HTML, CSS, React e Angular com o time de especialistas da Alura e com o desafio prático de criar uma página web responsiva.
Desafio de Programação: No Cloud Skills Challenge tem uma trilha de C# para ti desenvolver habilidades do zero e adiciona um certificado no currículo.
Eletrônicos e periféricos: Ta montando um compiuter gamer? Espia a Terabyte lá tu encontra as melhores marcas do mercado. Usa meu cupom: SPACECODING para garantir um desconto adicional nas promoções.
Obrigada por ler até aqui! Se tu curtiu, deixa um like, uma reflexão, um comentário? Quero saber o que tu tem achado do conteúdo. 💙
Nos encontramos ano que vem, no próximo deploy, sexta às 6:00.
Que conteúdo top 🚀
Meu interesse por programação começou quando eu tinha uns 17 anos mas nunca me aprofundei mto. Hoje com 33 sou diretor de arte e quero estudar HTML, CSS, JAVA e o que for interessante em web. Seu conteúdo tem me ajudado mto, vc tem uma linguagem mais acessível pra quem está no início e achei isso incrível!