Deploy na Sexta #30: Técnica de estudo para autodidatas
Um método que eu aplico nos meus estudos de programação
Na infância costumava brincar de escolinha com as crianças do bairro. Eu era a professora, sentávamos no pátio de casa com nossos livros escolares, o chão de pedra se tornava nosso quadro negro e eu dava altas aulas com as sobras de giz que a professora deixava ao fim da aula. Explicava tudo que estava aprendendo e ensinava os mais novos. Na graduação, continuei com o mesmo hábito, fui monitora e puxava grupos de estudos com os amigos. Será que ensinar me ajudou a ter facilidade em nas matérias?
Tem um estudo que diz afirma que sim! Feynman foi um físico teórico americano super conhecido por sua capacidade excepcional de comunicar conceitos complexos de maneira clara e acessível. O Método de Feynman, nomeado em homenagem a ele, tem suas raízes na abordagem intuitiva que ele tinha para aprender e ensinar.
Essa abordagem contém quatro etapas para aprender e entender qualquer assunto de maneira profunda, mas aplicarei como utilizo o método nos meus estudos de programação:
Escolher o Conceito: Primeiramente, escolho o tópico ou conceito que quero aprender. Por exemplo, escolhi aprender sobre laços de repetição em programação porque percebi que muitas funções que desenvolvo poderiam ser otimizadas com o uso adequado de loops. Laços como 'for' e 'while' sempre pareceram um pouco confusos para mim, especialmente quando envolvem condições complexas.
Ensinar a Alguém: Após estudar e me sentir minimamente segura com o tópico, tento explicar esse conceito como se estivesse ensinando a um amigo que nunca programou. Na época, comecei escrevendo um pequeno tutorial, onde usei analogias simples, como comparar o loop 'for' a uma sequência de passos repetidos, como contar de 1 a 10. Cada iteração do loop era como dar um passo até chegar ao número final.
Identificar Lacunas: Enquanto tento explicar, presto atenção nas partes que são difíceis de explicar claramente ou onde me sinto insegura. Ao tentar explicar loops, notei que tinha dificuldades em justificar por que usar 'while' em vez de 'for' em certos casos. Esse é um claro indicativo de que preciso revisar os conceitos.
Revisar e Simplificar: Retorno aos estudos para esclarecer e aprofundar meu entendimento sobre as partes que foram difíceis de explicar. Após revisar e entender melhor, tento explicar os conceitos novamente. Desta vez, com certeza a explicação estará mais simplificada. O objetivo é tornar a explicação tão clara que até alguém sem nenhuma experiência em programação possa entender.
Embora o método de Feynman tenha suas raízes no mundo da física, ele demonstrou ser aplicável em todas as áreas de estudo. Este método é maravilhoso para autodidatas, como eu, porque é uma ferramenta para explorar e dominar novos conceitos de maneira independente com análise e revisão do aprendizado.
Vale lembrar que não é necessário explicar conceitos a outra pessoa real ou criar um blog público para aplicar efetivamente o Método de Feynman. A técnica pode ser utilizada de maneira totalmente pessoal, como um exercício de reflexão interna. Eu mesma simplifico apenas verbalizando os conceitos para mim mesma, escrevendo explicações em uma wiki pessoal ou até gravando vídeos que nunca serão publicados. O objetivo é reforçar o entendimento através da clareza da explicação, independentemente de haver uma audiência real.
É claro que, se decidires publicar teus estudos em algum lugar, isso pode ajudar mais pessoas a compreender melhor os conceitos abordados. Mas não sinta a pressão de tornar público teu processo de aprendizado. O mais importante é que o método te ajude a aprofundar teu próprio entendimento, seja de forma privada ou compartilhada.
Me conta nos comentários, já conhecia essa técnica de estudos? Quais são tuas dificuldades no aprendizado em tecnologia? Posso te ajudar trazendo dicas na próxima edição. 🖖
💡 Indicações da semana
Essa semana apresentei o filme 2001: uma odisseia no espaço para um amigo, mesmo sendo um filme de 1968, continua sendo uma obra-prima estranha do jeito que eu gosto. O filme é reconhecido por revolucionar o universo cinematográfico e tu já deve conhecer a trilha sonora marcante, mas vou te contextualizar, ele aborda a evolução do ser humano desde primatas, sua evolução mental até a era da inteligência artificial. Vale espiar.
🕶 Óculos que filma: Agora tenho um RaybanMeta para gravar conteúdos enquanto eu não gravo a review tenho soltado stories lá no instagram usando ele. Peguei o óculos aqui no Brasil em uma loja com produtos imersivos e inteligentes. Usa meu cupom SPACECODING para garantir um desconto adicional na compra.
💻 Dois monitores em um notebook: Não sei como é por aí, mas por aqui eu não consigo produzir sem monitores extras ou ficando presa na telinha do notebook. Nesse vídeo dei a dica de um adaptador para adicionar dois monitores no teu notebook. Não esquece de usar o cupom SPACECODING em qualquer compra na Terabyte.
📘 15% OFF na Alura: Estude programação quando e como quiser. Na Alura tu sai do zero na programação em mais de 1400 cursos em diferentes áreas e tecnologias. Tudo em uma só matrícula. Usa meu link para garantir teu desconto!
📅 Eventos no Radar
11/07 Campus Party São Paulo: Temos encontro marcado às 19 horas no palco What's Next da Campus Party, com o painel sobre conteúdo educacional de tecnologia. Aliás, na área open do evento, o acesso é gratuito e possui atividades para toda a família.
Nos encontramos no próximo deploy, sexta às 6:00. 🖖