Deploy na Sexta 38: Aprendizado autoditada ou fazer um curso?
Explorando os bootcamps como metodologia de ensino.
Quando comecei a aprender a programar, foi um caminho solitário. Totalmente autodidata, buscando informações na internet, experimentando códigos e me desafiando a resolver problemas sem nenhuma orientação. Foi um processo longo e demorado, sem uma mentoria ou alguém para guiar meus estudos ou até me corrigir, o que certamente me fez perder muito tempo. Muitas vezes eu estudava coisas que não eram prioritárias, trocava constantemente de linguagem de programação e isso atrasava minha evolução.
Sempre soube que queria trabalhar com tecnologia, e a minha motivação foi o que me manteve em frente. No entanto, ao longo do tempo criando conteúdo, percebi como essa jornada pode ser difícil e frustrante para muitas pessoas. Manter o foco e a disciplina necessários para seguir um plano de estudos por conta própria não é fácil.
Existem inúmeros cursos e técnicas de ensino por aí, mas hoje quero falar sobre uma abordagem que está ganhando destaque no mundo da tecnologia e que tem gerado muitas perguntas por aqui: os bootcamps.
Explicando um bootcamp ✌
Podemos dizer que todo bootcamp é um curso, mas nem todo curso é um bootcamp. Um bootcamp é uma metodologia de ensino, com características e modelos próprios. O nome vem dos treinamentos militares norte-americanos onde os soldados eram colocados à prova em um programa intenso em que o objetivo é deixá-los prontos para enfrentar qualquer desafio físico ou mental o mais rápido possível.
Um bootcamp de programação é como uma versão intensiva de treinamento, mas voltada para a área de tecnologia. Mergulhamos de cabeça nos conteúdos, absorvendo o máximo possível durante o curso.
Ao contrário dos métodos tradicionais, que focam em aprofundar teorias e explorar diversas áreas, o bootcamp é orientado à prática: pouca teoria e muita prática, ou seja, apenas a teoria necessária para colocar a mão na massa o mais rápido possível. Dificilmente tu encontrará conteúdos que tu te perguntes "onde vou usar isso na minha vida?". Ao invés disso, tu aprenderá por meio de projetos reais, ganhando experiência prática desde o início com o que é necessário para atender às exigências das vagas de emprego.
Como um bootcamp é projetado para ser rápido e eficiente, o cronograma precisa ser intenso. Tu precisará dedicar energia e tempo ao longo do curso. No entanto, nem todos os bootcamps exigem uma dedicação integral de 8 horas por dia. Muitos oferecem flexibilidade, com dedicação de 3 a 4 horas por dia, permitindo que as aulas se encaixem na tua rotina, especialmente se tu já trabalha. Além disso, existem opções tanto presenciais quanto online, tornando o aprendizado ainda mais acessível.
Quem pode fazer um curso bootcamp? 🔍
Para explicar quem pode fazer, trarei dois termos estão ficando comuns: upskilling e reskilling. O primeiro é sobre atualizar o que tu já sabe; o segundo, aprender algo novo pra mudar de área. Um bootcamp pode ser a chave para quem tá nesses dois processos.
Participei de um bootcamp quando já estava na área e queria me especializar em Cloud. Foi uma experiência incrível, pois ele me colocou em contato com as tendências mais recentes e as ferramentas que o mercado estava usando. Para mim o diferencial foi o acesso a experts e a interação com colegas que já estavam no setor, o que me ajudou a entender como as empresas estão implementando essas tecnologias com projetos e cases reais.
Agora, se tu tá pensando em mudar de carreira, fazer uma nova faculdade pra mudar de área pode levar mais tempo do que tu gostarias. Com um bootcamp, tu adquire as principais habilidades de forma rápida e eficiente, te preparando para o mercado em menos tempo.
E se tu tá começando do zero, o bootcamp também é pra ti, mas é importante saber que vai exigir bastante dedicação. Como o ritmo é intenso e muito focado em prática, tu vai precisar te esforçar pra acompanhar tudo e não ficar pra trás. A vantagem é que, mesmo começando do básico, tu aprenderá o necessário de forma ágil, mergulhando de cabeça nos conteúdos e já aplicando o que aprendeu em projetos reais.
Como escolher um bootcamp e aproveitar ao máximo? ✌
Tu curtiu essa metodologia? Então agora é hora de saber como escolher um curso que realmente valha a pena. Aqui vão algumas dicas:
Olhe o currículo dos professores experts: procure bootcamps que tenham profissionais de mercado, atuando em empresas que tu admira e gostaria de trabalhar. Isso garante que tu aprenderá com quem tá vivenciando a realidade do setor e trazendo o conhecimento mais atualizado.
Busque o equilíbrio entre técnica e soft skills: um bom profissional não é só técnico. Habilidades comportamentais, ou soft skills, são cada vez mais valorizadas no mercado. Então, escolhe um curso que também te ajude a desenvolver essas competências, como comunicação, trabalho em equipe e liderança, além das habilidades técnicas.
A experiência de aprendizagem conta muito: um bootcamp vale a pena quando oferece uma experiência completa, que vai além da aula. O ideal é ter uma mistura de teoria, prática e mentorias de experts. E lembra: não é só sobre assistir às aulas! Pra aproveitar ao máximo, tu precisa te programar pra estudar todos os dias e colocar em prática o que tá aprendendo. Bootcamps exigem dedicação, e a prática constante vai te ajudar a fixar os conceitos e te preparar melhor.
Faça networking: preste atenção em quem estará contigo nessa jornada. As conexões que tu faz durante o bootcamp podem ser essenciais no futuro. Trocar ideias, trabalhar em projetos com os colegas e se conectar com outras pessoas da área pode abrir portas e gerar oportunidades que tu nem imagina.
Não existe uma metodologia de ensino perfeita. Seja aprendendo de forma autodidata ou através de cursos estruturados, o mais importante é que a tua jornada de estudo seja motivadora e faça sentido pra ti. No fim das contas, o ideal é encontrar uma abordagem que se encaixe nas tuas necessidades e objetivos, garantindo que o aprendizado seja produtivo e prazeroso ao mesmo tempo.
💡 Indicações da semana
Se a metodologia bootcamp fez sentido para ti, a TripleTen Brasil oferece tudo o que tu precisas para desafiar o mercado de trabalho. Eles te ajudam a escolher a melhor profissão em tecnologia! E oferece cursos intensivos com a metodologia de ensino norte-americana adaptado ao português, preparando os estudantes para o mercado global em menos de 1 ano.
Além disso no bootcamp de Desenvolvimento de Software eles oferecem garantia de emprego em até 6 meses após a graduação ou reembolso total. Clique para fazer uma consultoria gratuita de carreira com a TripleTen. Eles ajudam na escolha da profissão e explicam como vão te guiar na jornada tech. É claro, também temos um cupom SPACE40 que te dá 40% de desconto.
🤓 Túnel do tempo
Em outubro de 1996 Tim Berners-Lee, o criador da World Wide Web, fundou o W3C em outubro de 1996. O W3C tornou-se o principal órgão para estabelecer padrões da web, como HTML, CSS e XML. No vídeo o Código Fonte TV explica como essas normas criadas são usadas para garantir a interoperabilidade e acessibilidade na web, impactando diretamente a maneira como desenvolvemos e acessamos sites até hoje.
Essa edição da newsletter levou 03:39 minutos para ficar pronta. Se tu gostou deste conteúdo, ou tem uma opinião diferente, deixa nos comentários para debatermos. 💙
Nos encontramos no próximo deploy, sexta às 6:00. 🖖
Eba!!! Deploy de sexta é a melhor forma de iniciar o fim de semana xD
Tenho experiências bem semelhantes às suas, também comecei a programar meio que consumindo coisas a esmo, só na vontade de aprender. Tanto que o primeiro curso que fiz foi de lógica de programação e o segundo foi resolver o livro da certificação Microsoft 70-515 kkkkkkkkk Porém quando migrei para a área de dados eu fiz tudo planejado, tipo, eu sabia que queria trabalhar nessa área, só que não sabia se ia gostar de ciência, análise ou engenharia de dados. Daí fui fazer bootcamps pra ver qual eu gostava mais e descobri minha paixão por engenharia de dados, profissão que exerço há 7 anos 😁. Então posso confirmar a todos que querem iniciar em uma nova área que a metodologia de bootcamps é sim bastante útil e serve não só pra te trazer novas skills como confirmar se aquela profissão que você quer seguir vai realmente te fazer feliz.
Beijão, Giiiiii!!!