Deploy na Sexta #43: Começando um projeto pessoal em 2025
O ano começou, e para mim, junto com ele vem aquela vontade de fazer algo novo, diferente, que me desafie. Sempre que inicio um projeto pessoal, sinto que abro uma porta pra explorar ideias que me empolgam, sem a pressão de ter que acertar. E é isso que quero te convidar a fazer em 2025: criar um projeto pessoal em tecnologia!
Um projeto pessoal vai além do trabalho ou da busca por renda extra. É sobre descoberta, aprendizado e prazer. Pode ser aquela ideia que tu sempre quiseste colocar no mundo, um problema que tu quer resolver ou só uma forma de explorar uma tecnologia nova, sem pressão nem cobranças externas.
Uso projetos pessoais como uma forma de me manter curiosa e motivada nos estudos, com tópicos que talvez eu nunca experimentaria no dia a dia do trabalho. E, cá entre nós, o mais importante? Eles são nossos projetos. Sem chefes, sem prazos, sem clientes. Só nós e nossa criatividade.
O Deploy na Sexta, é um projeto pessoal, por exemplo. Quando criei esta newsletter, o meu objetivo foi desenvolver minha escrita e compartilhar conteúdo sobre tecnologia; a minha meta era publicar um texto por semana. Não havia intenção específica de monetização, uma meta de audiência ou qualquer relação com o meu emprego formal.
Por que começar um projeto pessoal em tecnologia? 🖖
A internet está cheia de gente defendendo que projetos pessoais devem ser uma estratégia para gerar renda extra, construir autoridade ou até fortalecer tua marca pessoal. Mas vou te propor outra perspectiva: que tal começar um projeto pessoal por curiosidade e pelo prazer de criar?
Experimentar tecnologias que tu nunca usou antes, como machine learning, desenvolvimento de jogos ou até automação residencial. Explorar algo que tu sempre achou interessante, mas que nunca teve a chance de mexer no trabalho. Essas ideias não te deixam curioso? Não saber exatamente como algo vai funcionar é desafiador, mas também é o que faz tudo mais divertido e recompensador.
Pensa no seguinte: quando criamos algo por prazer, o processo vira o verdadeiro objetivo. William Morris, pensador, dizia que o prazer no trabalho é essencial para criar algo significativo. Traduzindo isso para a tecnologia, teu projeto pessoal pode ser aquele código que tu escreve sem pressão, onde o único requisito é te divertir aprendendo e criando. Quem sabe tu descobre uma paixão dentro da tecnologia por algo que nunca imaginou?
Como escolher o teu projeto? ✌
Um projeto pessoal deve estar alinhado com teus gostos e interesses pessoais. Pensa no que realmente te interessa ou te deixa curioso. Talvez seja aquela ideia que tu sempre teve na cabeça, mas que ficou pra depois porque nunca parecia o momento certo. Agora é a hora de tirar ela do papel!
Começa de forma simples, sem pressão. Não precisa criar um sistema inteiro logo de cara; começa pequeno, com uma funcionalidade básica ou um protótipo. Inclusive, se tu tentares fazer algo que não é compatível com a tua rotina, pode ser que tu se frustre e desista, então escolhe algo que se encaixe no tempo que tu tem, sem te sobrecarregar ou virar uma obrigação. O tempo em um projeto pessoal tem duas dimensões: o tempo de cada sessão de trabalho e a frequência. Eu não tenho tanto tempo livre, então apesar de escolher um projeto semanal que é escrever a newsletter, eu optei por temas que me deixam confortável ou que eu escreva com facilidade.
Além de caber na tua rotina, teu projeto pessoal precisa caber no teu orçamento. Da mesma forma que o seu projeto pessoal não deve gerar ansiedade em relação ao seu sustento, é justo que também não gere ansiedade em relação à sua fatura do cartão. Então aproveita as ferramentas que já estão ao teu alcance. Plataformas gratuitas ou acessíveis, como GitHub e Figma, podem ser tudo o que tu precisa pra dar o primeiro passo. O mais importante é começar, mesmo que seja com um pequeno avanço!
Na hora de pensar no teu projeto pessoal, foca no processo, não no resultado final. Por exemplo, dedicar 30 minutos por semana pra programar é mais valioso do que tentar criar um app completo de uma vez. Explorar uma funcionalidade nova em um projeto é melhor do que tentar desenvolver algo perfeito. Aprender a integrar uma API simples no teu estilo é mais enriquecedor do que se pressionar a construir o sistema mais sofisticado.
Aliás, se tu acha que sempre é tarde para começar algo novo, lembre-se do provérbio: O melhor momento para plantar uma árvore foi há 20 anos. O segundo melhor momento é agora.
Não te preocupa se o teu projeto parece complicado agora, ou até mesmo se o teu desafio é dar os primeiros passos na tecnologia. Assim como montar um quebra-cabeça, tudo começa com uma peça de cada vez. Aos poucos, as coisas vão se encaixando, e a tua ideia começa a tomar forma. Com paciência, dedicação e carinho, tu vai encontrar o caminho certo pra ti!
💡 Indicações da semana
Descobri um boardgame perfeito pra quem manda bem em lógica de programação: Turing Machine. Esse jogo de tabuleiro combina dedução e lógica com um toque especial de tecnologia, usando um computador analógico pra desvendar códigos secretos.
Inspirado pelas inovações do matemático Alan Turing, o objetivo é ser o primeiro a descobrir o código oculto. Pra isso, os jogadores fazem perguntas à "máquina de Turing" e utilizam cartões perfurados pra verificar as respostas. É um desafio que mistura estratégia, raciocínio e uma boa dose de criatividade – um prato cheio pra nós programadores!
📕 Minha lista na Amazon: Atualizei minhas listas de setup, livros e coisinhas que tenho por aqui e comprei na Amazon.
📘 15% OFF na Alura: Quer dar teus primeiros passos na tecnologia? Aproveita que temos um cupom SPACECODING com desconto na tua matrícula da Alura. Na plataforma temos acessos a todos os cursos em uma só assinatura, então, vale espiar as opções.
Essa edição da newsletter levou 03:15 minutos para ficar pronta. Obrigada por ler até aqui! E aí, já tem um projeto pessoal em mente para começar em 2025? Fique a vontade para compartilhar comigo — espero que esse seja sempre um espaço de troca, e se tu achar que alguém gostaria dessa edição, compartilhe. 💕
Nos encontramos no próximo deploy, sexta-feira às 6:00. 🖖
Nossa eu acho mega difícil ter um projeto pessoal. Eu não sou muito criativa, então não faço a mínima ideia do que eu poderia criar no meu tempo livre para trabalhar minhas habilidades e ir melhorando como programadora. Acho que por isso eu sou tão ruim de código kkk