Deploy na Sexta #010: O que é learn in public?
Como compartilhar seus aprendizados pode alavancar tua carreira?
Giulia, nada de falar com estranhos na internet viu?
Quando eu era criança, minha mãe, sempre muito cautelosa, me alertava para não falar com estranhos na internet. Assim surgiu meu nickname space, para interagir com estranhos preservando minha identidade. Ironicamente, falar com estranhos na internet ajudou a alavancar a minha carreira.
“Learn in public” é um pouco sobre falar com estranhos. Mas essa frase se popularizou depois de um criador de conteúdos influente publicar vários artigos sobre o assunto na gringa - e também a pandemia acelerou essa popularidade.
Aprender em público, é compartilhar publicamente teus objetivos e as etapas que tu está seguindo para aprender um novo tópico. Não importa quantos detalhes tu compartilha e com que frequência tu posta. Mas, quanto mais tu compartilha, mais tu aproveita a experiência e quanto mais frequente tu compartilha, mais pessoas se envolverão com teus esforços e mais pessoas tu alcança.
A filosofia do aprendizado em público não é sobre números de seguidores, mas não podemos negar que hoje as redes sociais são ferramentas-chave para recrutamento. Ao compartilhar teu processo de aprendizado nas plataformas, tu não apenas aumenta o engajamento alcançando mais recrutadores, mas também demonstra comprometimento com o aprendizado e o desenvolvimento profissional. Esta estratégia pode ser valiosa principalmente se tu busca colocação no mercado, além de que ensinar as pessoas é uma das melhores maneiras de reforçar o aprendizado.
Tu não precisas ser especialista✌️
Aprender em público é uma maneira de documentar teu progresso e para isso tu não precisas ser especialista no assunto. Ao compartilhar sua jornada de aprendizado abertamente, tu não só organiza o conhecimento que está adquirindo, mas também ensina quem interage com seu conteúdo, criando um ambiente de aprendizado colaborativo e enriquecedor para todos os envolvidos.
Frequentemente, as pessoas se interessam por conteúdos produzidos por alguém que esteja em um estágio de aprendizado similar ao delas, seja pela identificação cultural, seja pela linguagem utilizada. Por isso, é fundamental que tu também compartilhes teus aprendizados. Às vezes, como especialista em um assunto, tenho dificuldade em explicar conceitos aos iniciantes, preciso voltar, revisar, praticar e buscar as palavras adequadas para tornar a informação acessível e compreensível.
Ah, e não te preocupa em estar errado! Acontece. Isso faz parte do aprendizado. Erros ocasionais e não intencionais podem promover a discussão e melhorar teu entendimento sobre o tópico estudado. Então relaxa, o importante é apenas deixar claro qual é teu nível de conhecimento.
Tu fala com estranhos? 😂 Já criou algum conteúdo usando a estratégia do aprendizado público? Compartilha aqui nos comentários, qual o tema? É claro, deixa um link sobre o que tu já criou, pois tenho certeza que pode ajudar mais pessoas.
🧠 Exercício da Semana
Compartilhar teu processo de aprendizado permite não só a conexão com quem está começando e com possíveis empregadores, mas também a revisão e aprofundamento dos próprios conhecimentos, desenvolvendo a habilidade de ensinar e comunicar ideias. No exercício da semana - que tá mais para exercício do ano de tanta coisa - vou te passar dicas de como aprender em público.
Tenha um objetivo claro: defina objetivos SMART para teus estudos.
Escolha a plataforma: não é necessário usar todas as plataformas simultaneamente, comece com uma que tu tem afinidade, como fiz no instagram, e expanda gradualmente para outras plataformas conforme ganha confiança.
Formatos de conteúdo: não precisas ficar preso a vídeos e lives. Se tu não curte colocar o rosto no conteúdo, que tal escrever? Tu podes escrever um blog, uma newsletter, fazer sequência de tweets ensinando algo.
Estabeleça uma cadência gerenciável: para não sobrecarregar, encontre um equilíbrio entre aprender em público e outras responsabilidades. Dedique um tempo específico para essa prática.
Comece a Postar: não espere condições perfeitas - câmera ideal, microfone bom, plataforma própria. Inicie mesmo com recursos limitados e vai melhorando com o tempo.
Ignore os Números: Não se preocupe com a quantidade de visualizações no início, foque em aprender e documentar seu progresso. Considere o crescimento do público como um bônus, não como o objetivo principal.
Como Shawn Wang diz no artigo mais famoso sobre learn in public: Tu achas que acabou? Não pare por aqui:
Engaje: Gostou de um algum vídeo sobre programação? Encontre o criador, agradeça, faça perguntas, comente, e apoie.
Contribua: Faça PR’s para bibliotecas que tu usas, em repositórios de estudos, em projetos de amigos.
Crie: Pode ser tuas próprias bibliotecas, softwares, mesmo que ninguém vá usar.
Ensine: Seja em workshops, eventos de comunidade ou pessoas ao teu redor. Quem mora contigo sabe o que é programação?
Enfim, aprenda em público porque vale a pena. 🖖
💡 Indicações da semana
O mundo depois de nós: Eu novamente com conteúdo apocalíptico. Foi um ataque cibernético, guerra ou um desastre ambiental que causou o colapso da civilização? Ninguém sabe, mas é nesse cenário que o filme promove críticas ao comportamento humano.
100 dias de código: Um desafio do Twitter para te incentivar a fazer parte do aprendizado público. A ideia é programar no mínimo uma hora todos os dias durante 100 dias e tweetar teu progresso.
Eletrônicos e periféricos: Ta montando um compiuter gamer? Espia a Terabyte lá tu encontra as melhores marcas do mercado. Usa meu cupom: SPACECODING para garantir um desconto adicional nas promoções.
Obrigada por ler até aqui! Se tu curtiu, deixa um like, uma reflexão, um comentário? Quero saber o que tu tem achado do conteúdo. 💙
Nos encontramos no próximo deploy, sexta às 6:00.
Massa!
Já pensei em criar alguns conteúdos escritos e tenho até uma pasta com alguns conteúdos salvos para me inspirar a fazer algo baseado em outros projetos/códigos/ideias. Mas ainda não me organizei para começar. Quem sabe esse ano?
O Mundo Depois de Nós é tão incrível, que filme sensacional, todo mundo deveria ver mesmo haha.
Sobre o Learn In Public, eu já pensei em documentar minha trajetória na programação, mas por ser extremamente iniciante me dá um pouco de medo, pois parece que todo mundo sabe mais que eu e eu não tenho o que agregar para as pessoas.