Deploy na Sexta #27: Como encontrar freelancers de programação?
Como eu consegui meus primeiros trabalhos?
Estava empolgadíssima, com o portfólio na mão, pronta para impressionar. Nele, eu tinha uma landing page que era meu projeto favorito, além de vários exemplos com clientes fictícios que eu havia criado para praticar HTML e CSS. Eram os meus melhores trabalhos, organizados em uma landind page do meu empreendimento. Mas aí veio a grande questão: como encontrar um cliente de verdade?
Primeiro, vasculhei alguns sites populares como Upwork, Freelancer.com, Fiverr e anunciei no Facebook. Na minha cidade tinha um grupo chamado “Facebriques”. — Pra quem não é do sul, fazer um brique é fazer um négócio, fazer uma troca. — Essas plataformas foram tri úteis porque eu tinha um perfil completinho de profissional e deixava alerta para pessoas que ofertavam freelancers em programação.
Um dos grandes desafios ao usar plataformas de freelancers é que, geralmente, o cliente define quanto está disposto a pagar e o que espera como produto final. Não vou mentir, tem vezes que as ofertas parecem quase uma afronta. Mas não desisti. Eu me candidatava a todas essas ofertas, mas com uma estratégia diferenciada: ao invés de simplesmente aceitar o valor proposto, eu sempre convidava o cliente para uma conversa mais aprofundada.
Teve um caso icônico, um cliente que queria desenvolver um aplicativo tipo Tinder, só que para a venda de animais em uma petshop. Eu vi aquilo, o valor que ele gostaria de investir e de cara percebi que a pessoa não sabia exatamente o que ela queria. Me apliquei, chamei o cliente para uma reunião onde expliquei sobre a complexidade de desenvolver um app desse tipo, os recursos necessários e, principalmente, os custos envolvidos. Foi uma conversa franca sobre a viabilidade técnica e o investimento realista necessário. Ao final, acabamos fechando uma solução mais simples e viável: uma landing page para a petshop. Essa experiência me ensinou muito sobre a importância de comunicar claramente e negociar. Posso dizer que essa é uma das habilidades mais importantes de um freelancer, já que, muitas vezes, os clientes não têm entendimento sobre o que estão pedindo, nem sobre o trabalho envolvido.
Sites de freela são legais, mas o mercado local pode ser mais interessante 🖖
Mas, falando bem a verdade, apesar de ter a chance de trabalhar com gente de todo o Brasil nesses sites, descobri que muitas vezes o melhor está bem aqui, no nosso mercado local.
Respondendo o Hugo, comecei a me envolver mais com as comunidades de lojistas e empreendedores da cidade. Pegar cartões de contato de funcionários da empresa, disparar e-mails, distribuir cartões com meu contato, e falar para todo mundo que eu fazia sites. Admito que sempre tive vergonha de ligar para oferecer um serviço, mas amigos que faziam isso levavam vários projetos e projetos mais complexos como sistemas para vendas e essas coisas.
Também passei a conversar com vizinhos, familiares e conhecidos que precisavam de presença digital para seus pequenos negócios, comecei pequeno, oferecendo criação de páginas simples e gestão de redes sociais, sempre explicando tudo num bom e claro português, sem complicação e preço acessível.
O boca a boca foi a melhor propaganda. Um cliente satisfeito contava para outro, e assim, sem nem perceber, eu sempre tinha um freelancer para fazer. Essa aproximação com o mercado local me deu uma base de clientes, e também me ensinou a valorizar as conexões humanas por trás de cada projeto. Aprendi que, às vezes, um bom chimarrão e uma conversa franca podem ser tão importantes quanto qualquer habilidade técnica na hora de fechar um negócio.
Freelancer foi meu jeitinho de colocar habilidades de programação em prática desde os primeiros conhecimentos adquiridos e é claro, fazer um dinheiro para pagar as contas. Agora me conta nos comentários quais são tuas dúvidas sobre freelancer? Trago respostas nas próximas edições.
🧠 Exercício da Semana
Abordar um cliente local e oferecer serviços envolve uma combinação de preparação, comunicação clara e um toque pessoal. Separei algumas dicas para ti abordar clientes locais nesta semana:
1. Pesquisa e Preparação: Antes de qualquer coisa, é importante conhecer um pouco sobre o negócio do cliente potencial. De uma espiada na empresa, suas redes sociais, e tente entender que produto seria legal oferecer.
2. Primeiro Contato: O primeiro contato pode ser feito de diversas formas, como um e-mail, uma ligação telefônica ou até pessoalmente, se já houver algum vínculo. Seja educado e direto, apresente-se brevemente e explique por que estás entrando em contato. Por exemplo:
Por e-mail: "Olá, [Nome], sou [Seu Nome], sou desenvolvedor de [sua especialidade]. Tenho algumas ideias que podem ajudar [nome da empresa] a [benefício específico]. Podemos conversar sobre isso?”.
Pessoalmente: Se conheces alguém que trabalha lá ou se encontras o dono em um evento, por exemplo, podes fazer uma abordagem direta e amigável.
3. Marcar uma Reunião com escuta ativa: Se o cliente mostrar interesse, sugira uma reunião para discutir mais detalhadamente. Pode ser um café, um almoço ou um encontro no escritório dele. Dê espaço para o cliente falar sobre suas necessidades e preocupações.
4. Apresentação Personalizada: Durante a reunião, use o conhecimento que adquiriste na tua pesquisa para mostrar como teus serviços podem resolver problemas específicos do cliente. Leva exemplos de trabalhos anteriores, mas foca em como podes ajudar a atingir os objetivos dele.
5. Proposta Clara: Após a reunião, envia uma proposta formal com os detalhes do que foi discutido, incluindo escopo, prazos, e custos. Certifica-te de que tudo esteja claro e que responda às necessidades discutidas. Espia essa edição que conta mais sobre propostas de freelancer.
6. Follow-Up: Não deixes a conversa esfriar. Faz um follow-up alguns dias após enviar a proposta para ver se há dúvidas ou se eles precisam de mais informações para tomar uma decisão.
Essa era a forma com que eu trabalhava, mas nada está escrito na pedra. Criar teu próprio processo, explora diferentes abordagens, ajusta as estratégias conforme aprendes o que funciona melhor para ti e para teus clientes, e sempre mantém a mente aberta a novas possibilidades. 🖖
💡 Indicações da semana
Tu curte videogame retrô? Assisti à série GDLK, um documental que mostra a história de videogames clássicos entrevistando mentes brilhantes que deram vida a esses mundos, personagens e jogabilidade.
😎 Aprenda de graça com a Microsoft e concorra a prêmios: O desafio consiste em 2 etapas onde ao final, tu ganha mochilas personalizadas da Microsoft. Na primeira etapa tu pode escolher qual desafio do Microsoft Cloud Skills Challenge quer iniciar. Complete pelo menos um desafio e faz a tua inscrição gratuita nas trilhas da Microsoft no TDC. Com essa inscrição tu ganha acesso às trilhas do evento, que vão trazer conteúdos incríveis sobre IA, Dados, Microsoft Copilot e muito mais.
✨ 15% OFF na Alura: Estude quando e como quiser. Na Alura tu encontra mais de 1400 cursos em diferentes áreas, linguagens e tecnologias. Os cursos estão disponíveis 24h/dia pelo navegador ou mobile. Pelo meu link tu tem 15% de desconto.
Nos encontramos no próximo deploy, sexta às 6:00. 🖖
Ameeeei, valeu pelo conteúdo e pela resposta. Vou colocar em prática 😁